Este ano o Apple Event foi um rodopio de cenários e paisagens, mas também de intervenientes da empresa, filmados em vários locais ao ar livre, a começar por Tim Cook no jardim do Apple Park. Um modelo que a empresa já tinha usado com o anúncio do Apple Vision Pro e que se distancia da tradicional presença em palco.
Entre as novidades destaca-se a nova linha de iPhone 15, com dois modelos base, o iPhone 15 e iPhone 15 Plus, e dois modelos Pro, o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max. Uma combinação que a Apple já fez antes e que sobe a fasquia para os topo de gama dentro da sua linha de smartphones.
"iPhone 15 é absolutamente incrível". Foi assim que Tim Cook apresentou o novo iPhone, que Kaiann Drance, vice presidente de marketing de produto, diz que é quase mágico. A ilha dinâmica, o sistema avançado das câmaras e o acabamento suave do equipamento foram destacados, mas também a inclusão de alumínio reciclado e de cobalto na bateria.
Não foi feito grande alarde da questão, mas as duas linhas de iPhone vão contar com a ligação e carregamento por USB-C, cortando a corda a vários anos de aposta ao Lightning e cumprindo as obrigações da Comissão Europeia que há vários anos defende a harmonização dos conetores.
Jeff Williams, COO da Apple, fez questão de sublinhar que a empresa vai manter os mesmos preços nos novos modelos, mas isso só acontece nos Estados Unidos. Em Portugal há diferenças nos valores desde o iPhone 15, que custa 989 euros, 50 euros euros mais barato do que a versão base do iPhone 14 quando foi lançada. Também o iPhone 15 Plus é 50 euros mis barato e custa agora 1.139 euros na versão base.
Veja as imagens do novo iPhone 15
Nos novos iPhone e iPhone Plus o tamanho de ecrã continuam a ser de 6,1 e 6,7 polegadas, iguais aos "irmãos Pro", mas com a diferença nos materiais e na dimensão da moldura. Há 5 cores disponíveis, em tons pastel e mais discretos do que os laçados em 2022.
A câmara principal de 48 MP traz novas capacidade de captura de imagens em maior resolução, e detalhes, como mostrou a responsável, lembrando que é importante adicionar trabalho de software para melhorar a qualidade final.
É combinada com uma telefoto de 12 MP para os retratos, com zoom óptico de 2x, e maior controle de efeitos bokeh. As melhorias estendem-se à câmara frontal com autofoco e Smart HDR.
O chip A16 bionic alimenta os novos iPhones, depois de ter sido estreado no iPhone 14 Pro, e também contribui para a maior duração da bateria, que a Apple garante que dura todo o dia.
A Apple não esqueceu que os smartphones servem para telefonar e traz melhorias na qualidade do som, com a utilização de machine learning para isolar ruídos externos e concentrar-se só na voz. O que pode ser útil em ambientes ruidosos.
Veja o vídeo do iPhone 15
O serviço de emergência por satélite já tinha chegado a Portugal e agora foi alargado a Espanha e Suíça, facilitando a comunicação em situações onde a rede móvel não está disponível.
A ligação USB-C é uma das novidades, imposta pelas regras europeias, e a Apple garante que não há nenhuma perda de capacidade no carregamento e transferência de dados. Este cabo serve também para carregar a nova geração de AirPods Pro e Apple Watch, e suporta o MagSafe e carregadores Qi2 para carregamento sem fios.
O sistema operativo é o iOS17 que vai ser disponibilizado como update a partir de 18 de setembro para as gerações anteriores do iPhone.
Novo iPhone Pro e Pro Max com botão adicional
A Apple deixou para o fim a apresentação dos modelos iPhone 15 Pro, agora em Titanium, o material mais premium usado num iPhone, mas também mais leve. É mais resistente no chassi e no ecrã, com uma capa cerâmica frontal. Em dois tamanhos, 6,1 e 6,7 polegadas, estes modelos têm uma moldura mais fina, para serem mais fáceis de segurar com uma mão.
Veja as imagens do iPhone 15 Pro
E cá está a confirmação de uma nova mudança de design, reinventando a experiência com um novo botão de ação que pode lançar a câmara, fazer uma nota de voz ou colocar o iPhone em silêncio, funções personalizáveis.
Há ainda um novo modo de stand by, que pode ser usado na horizontal e transforma o iPhone (verdadeiramente) num display de despertador, mostrando informação útil, que pode ser personalizada.
O iPhone 15 Pro usa o novo processador A17 e a Apple diz que redesenhou os circuitos do chip do iPhone com um novo GPU que usa nova tecnologia de transistores. O GPU é mais rápido mas também tem melhor desempenho em consumo de energia e pela primeira vez introduz aceleração de hardware com ray tracing, uma funcionalidade que ainda não está disponível em muitos títulos de gaming.
Veja o vídeo do iPhone 15 Pro
Como seria de esperar, a câmara e as múltiplas lentes, são um dos destaques do iPhone 15 Pro e a Apple diz que o novo sistema é equivalente a ter "7 câmaras no bolso". As câmaras fotográficas foram atualizadas com um sensor principal de 48 MP que suporta o novo modo base de resolução de 24 MP e que permite alterar entre três distâncias focais, 24 mm, 28 mm e 35 mm. Conta ainda com uma telefoto de 3X e no Pro Max a Apple adicionou o seu maior zoom ótico, de 5X.
Há ainda uma nova funcionalidade de "vídeo espacial" com imagens que podem ser vista no Apple Vision Pro, mas esta é uma ferramenta que só estará disponível mais tarde.
As datas são as mesmas em Portugal, mas os preços não. Por cá o iPhone 15 vai custar 989 euros e chega aos 1.519 na versão mais artilhada, o iPhone 15 Plus com 512 GB de armazenamento.
Para os modelos Pro o preço sobe para 999 dólares no modelo base, de 128 GB, e 1.199 dólares na versão iPhone 15 Pro Max, de 256 GB. Em Portugal os valores começam nos 1.249 euros e 1.499 euros. mas podem chegar a 1.999 euros na versão de 1 TB de armazenamento, o mesmo preço da geração 14.