EIS AS NOVIDADES DO APPLE WWDC 2024

Aqui está tudo o que a Apple anunciou na keynote da WWDC 2024, incluindo Apple Intelligence e a reformulação da Siri.

Disponibilidade do Apple Intelligence
Antes de ficar muito entusiasmado com a ideia de testar o Apple Intelligence, verifique se os seus dispositivos são suficientemente novos. Apenas o iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, juntamente com iPads e Macs com chips M1 ou mais recentes, poderão executar os novos recursos que vêm com a investida da Apple na IA. Leia mais.

ChatGPT na Siri
A Apple está trazendo o ChatGPT, sua experiência de chatbot movida a IA, para a Siri e outros aplicativos da Apple, alimentada pelo GPT-4 da OpenAI e outros modelos de IA generativa. Leia mais.

Apple Intelligence é um playground de imagens e emojis

Um dos recursos alimentados pelo Apple Intelligence que vem no iOS 18 permitirá aos utilizadores do iPhone criar imagens de IA das pessoas com quem estão a conversar – um recurso que funciona de forma semelhante a um Bitmoji melhorado pela IA. O objetivo, claro, é tornar as suas "conversas diárias mais agradáveis".

O Apple Intelligence terá uma compreensão de com quem está a conversar numa conversa por mensagens, para que, se desejar personalizar essa conversa com uma imagem personalizada de IA, possa criar uma na hora. Leia mais.

Apple TV+

Para aqueles que usam o Apple TV+, há um novo recurso chamado InSight. Este recurso permitirá aos espectadores aprender os nomes dos atores e títulos das músicas à medida que aparecem na tela. Lauren Forristal escreve que é semelhante à tecnologia X-Ray da Amazon, onde os utilizadores do Fire TV obtêm uma visão geral das biografias dos atores e informações dos bastidores enquanto assistem a programas de TV e filmes.

O que se destaca no InSight, no entanto, é a sua funcionalidade semelhante ao Shazam, que destaca a música que está a tocar no programa de TV ou filme e dá aos utilizadores a opção de adicioná-la a uma lista de reprodução do Apple Music para ouvir mais tarde. Leia mais.

Siri

A Apple também fez algumas melhorias na sua assistente inteligente, Siri. Estas incluem a adição de alguns recursos de IA generativa que fazem a Siri parecer mais natural e pessoal. Há também uma nova luz brilhante. E a Siri pode lidar melhor com falhas na fala e entender melhor o contexto. Além disso, para aqueles que preferem digitar, agora também podem fazer isso. Leia mais.

Apple Intelligence está aqui

O novo recurso é chamado de Apple Intelligent (A.I., perceberam?). A empresa prometeu que o recurso será construído com segurança no seu núcleo, juntamente com experiências altamente personalizadas.

"O mais importante, tem de te compreender e estar fundamentado no teu contexto pessoal, como a tua rotina, os teus relacionamentos, as tuas comunicações e mais", afirmou o CEO Tim Cook na WWDC segunda-feira. "E claro, tem de ser construído com privacidade desde o início. Tudo isso vai além da inteligência artificial. É inteligência pessoal, e é o próximo grande passo para a Apple." Leia mais.

Isso cobre o lado do consumidor, mas a WWDC é uma conferência para desenvolvedores, e a Apple revelou como os desenvolvedores poderão em breve trazer a experiência do Apple Intelligence para o seu software. Vários recursos de IA serão adicionados aos SDKs existentes, permitindo a geração de imagens de IA generativa ou novos comandos para a Siri, permitindo aos desenvolvedores expandir o alcance do Apple Intelligence. Leia mais.

Novo aplicativo de Senhas da Apple

Embora já possa usar a sua conta do iCloud para armazenar e sincronizar senhas entre os seus dispositivos, não era fácil de entender. Agora, a empresa apresentou um aplicativo de Senhas. Alguns dos recursos incluem uma nova coluna à esquerda que permite navegar mais facilmente pela sua coleção de senhas. Por exemplo, pode visualizar todas as suas senhas ou apenas senhas Wi-Fi (uma nova adição), chaves de acesso ou códigos que não estão relacionados a um site ou serviço. Leia mais.

Smart Script no iPad

Um novo recurso "Smart Script" que limpará a sua caligrafia ao usar um Apple Pencil para escrever no Notes. A Apple diz que está a tornar a escrita das suas notas ainda mais suave e direta. O recurso melhora a aparência da sua escrita à medida que escreve, usando machine learning no dispositivo para recriar a sua caligrafia a partir das suas notas. Verá a sua própria caligrafia, apenas mais suave e legível. Leia mais.

Calculadora para iPad

Quem diria que uma calculadora iria animar uma conferência de desenvolvedores? Bem, o novo aplicativo Calculadora para iPad da Apple deixou todos entusiasmados.

O aplicativo de dicas de cálculo perene do iOS está finalmente chegando à tela maior. O recurso utiliza o espaço adicional da tela para trazer novos recursos que a empresa não conseguiu realmente colocar no iPhone. A maior novidade aqui é a adição de Notas de Matemática. A função de adição faz os cálculos por si. Leia mais.

MacOS Sequoia

A última versão do sistema operativo chama-se MacOS Sequoia.

Um dos maiores recursos deste novo OS é o espelhamento do iPhone. Agora, através do recurso de Continuidade do MacOS, pode espelhar a tela do seu iPhone e controlá-lo diretamente do seu Mac. As notificações no Mac levam-no ao modo de espelhamento do iPhone, e o áudio do iPhone passa pelo Mac também, mas o iPhone emparelhado permanece bloqueado enquanto está no modo de espelhamento. Leia mais.

Vamos fazer uma análise mais profunda do espelhamento do iPhone. Embora a Apple não tenha detalhado muitos casos de uso para o recurso, Sarah Perez escreve que parece que tornará mais fácil demonstrar aplicativos em videochamadas ou pessoalmente, pois os utilizadores podem alternar entre uma apresentação de slides e uma demonstração ao vivo do aplicativo do iPhone, lançando-o como se fosse outro aplicativo no seu Mac. Leia mais.

Mensagens via Satélite

Este novo recurso funciona de forma semelhante ao recurso de SOS de emergência da Apple. Quando não tem sinal, será dada a opção de encontrar um satélite para retransmitir os dados. Terá de manter o telefone apontado na direção certa enquanto faz isso, no entanto, há uma sobreposição acima das suas mensagens para lembrá-lo. Leia mais.

Aplicativo de Fotos

A Apple mostrou o novo aplicativo Fotos como aparecerá na próxima versão do software iOS. O novo aplicativo apresenta nova navegação, novos recursos de organização e outras formas de descobrir as suas fotos favoritas, incluindo as de amigos, família, animais de estimação, viagens e mais.

Algumas coisas a saber: o novo design levará a menos tempo a procurar fotos, pois coloca tudo o que precisa ao seu alcance.

Uma grande mudança envolve como o aplicativo foi unificado em uma única visualização, com a grade de fotos no topo e a biblioteca, organizada por tema, abaixo. Leia mais.

Tap to Cash

Uma das adições mais interessantes é o Tap to Pay, que é mais ou menos o que parece, permitindo que os utilizadores paguem coisas ao tocar dois iPhones juntos.

Como escreve Brian Heater, o recurso é efetivamente uma extensão do recurso Tap to Pay de longa data do Apple Pay. Da mesma forma, a nova adição provavelmente usa a funcionalidade NFC do dispositivo. A Apple observa que o recurso transfere dinheiro sem ter que compartilhar nenhuma informação pessoal – um bom elemento adicional de privacidade. Leia mais.

iOS 18

Os utilizadores agora poderão bloquear um aplicativo quando emprestarem o telefone para fazer coisas como mostrar uma foto a alguém ou deixá-lo jogar um jogo. Quando bloqueia um aplicativo, se alguém tentar tocar no seu telefone, será necessário autenticar-se usando o Face ID, Touch ID ou seu código de acesso. Enquanto tiver o recurso de bloqueio de aplicativo ativado, informações de dentro do aplicativo não aparecerão em outros lugares, como pesquisa e notificações. Leia mais.

A Apple também compartilhou alguns detalhes iniciais para a próxima grande versão do iOS, que é o seu sistema operativo especificamente projetado para o iPhone. Como esperado, grande parte disso envolve inteligência artificial. Lembra-se quando os ícones estavam bloqueados na grade? Bem, agora podem ser organizados como quiser na sua tela inicial, para que não escondam as suas fotos de fundo.

"iOS 18 é um grande lançamento que oferece mais maneiras de personalizar o seu iPhone, manter-se conectado e reviver momentos especiais", disse o VP de engenharia de software da Apple, Craig Federighi. Leia mais.

Falando de ícones, a maioria dessas atualizações são aquelas funcionalidades solicitadas há muito tempo, como a capacidade de definir ícones de aplicativos e widgets onde quiser na Tela Inicial, além do suporte para ícones de modo escuro com diferentes esquemas de cores. Leia mais.

VisionOS 2

VisionOS 2 traz consigo melhorias na produtividade e "novas experiências imersivas". Uma delas permite "espacializar" fotos comuns, aproveitando a tecnologia de IA. Outra novidade é uma nova opção de navegação: VisionOS 2 permite alternar para o ecrã inicial com um simples toque, ou virar a mão para cima para aceder ao centro de controlo com notificações, atalhos e mais. Ler mais.

Uma das maiores novidades é a capacidade de transformar imagens existentes em fotos espaciais. A nova funcionalidade utiliza aprendizagem automática para construir ângulos adicionais, marcando uma mudança em relação ao método existente, que exigia que as imagens fossem tiradas num iPhone 15 Pro ou no próprio Vision Pro. Ler Mais.

Para aqueles fora dos EUA, o headset Vision Pro estará disponível em oito novos países. Ler mais.

FONTE: APPLE / TECHCRUNCH